quarta-feira, 25 de Março de 2009

BACALHAU COZIDO (Revista BIMBY nr. 5)

È verdade... coisas tão simples como um bacalhau cozido com batatas e couves... e imaginam como fica saboroso cozinhado a vapor?? Vamos lá experimentar esta também...

Tempo: 35mn

Ingredientes:
Couve portuguesa ou grelos: 500gr
Ovos: 3
Lombos de bacalhau demolhado: 4
Água: 1000gr
Batatas pequenas com pele: 500gr
Alho: 3 dentes
Azeite: q.b.
Sal: q.b.

1) Na VAROMA coloque a couve lavada, sem talo e cortada, os ovos embrulhados em pelicula aderente. No tabuleiro da VAROMA coloque os lombos de bacalhau envolvidos, individualmente, em papel de aluminio em forma de concha. Reserve.

2) No copo coloque a água, o sal, o cesto com as batatas. Feche o copo, coloque em cima a VAROMA e programe 35mn/Temp. VAROMA/Vel.1

3) Quando terminar o tempo retire as batatas do copo e depeje a água. Sem lavar o copo, coloque os 3 dentes de alho e programe 5sg/Vel.5

4) Sirva o bacalhau com as batatas e as couves, decore com os ovos descascados e cortados ás rodelas, regue com o azeite e distribua o alho picado a gosto.

Agora algumas explicações:

As couves: no caso de couve portuguesa e outras mais duras devem ser cortada em pedaços pequenos para que fiquem bem cozidas. Temos de ter em conta tambem a qualidade dos legumes que umas vezes são mais tenros que outras pelo que se no fim do tempo não estiverem como gostamos temos de programar mais tempo.

Os ovos : devemos embrulha-los em pelicula aderente para o caso de haver um azar e algum de partir durante a cozedura e verter. Assim com a pelicula mesmo que estale não acontece nada.

O bacalhau: devemos colocar os lombos em cima de uma folha de aluminio para que a água que o bacalhau naturalmente deita não se misturar com os restantes ingredientes e tambem evitar que provoque espuma e saia água do copo, além de que a folha de aluminio ajuda a cozinhar melhor. Deve-se fazer o mesmo com qualquer tipo de peixe ou carne.

As batatas com casca : ficam muito mais saborosas e não se desfazem.

Sem comentários: